Carl Gustav Jung Folder
O conceito central da psicologia analítica (PA) é a individuação – o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente com o inconsciente, mantendo a sua autonomia relativa. Jung considerou a individuação como processo central do desenvolvimento humano.
O inconsciente coletivo
Este é sem dúvida o conceito mais importante para a compreensão da psicologia analítica, que é uma das mais importantes abordagens da psicologia, cada abordagem tem sua forma de compreender o homem, semelhante a uma cosmovisão, o inconsciente coletivo seria pois a camada mais profunda da psique, ainda mais que o inconsciente freudiano. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seria comuns a todos os seres humanos. O InCc Coletivo também tem sido compreendido como um arcabouço de arquétipos cujas influências se expandem para além da psique humana.
Os arquétipos
Os arquétipos são o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa, isto é, antigas impressões sobre algo, a essência de um signo, grosso modo. Na PA, significa a forma imaterial à qual os fenômenos psíquicos tendem a se moldar. Jung usou o termo para se referir a estruturas inatas que sevem de matriz para a expressão e desenvolvimento da psique.
Exemplo: Em nossa cultura é bem comum identificarmos os arquétipos femininos e masculinos, que contribuem para a formação do gênero no desenvolvimento e constituição do sujeito. As meninas, até mesmo nas cantigas e mitologias tendem a identificar. Existem ainda hoje, várias