Cargas elétricas
ENGENHARIA CIVIL – 4VA
FÍSICA APLICADA À ENGENHARIA II
AULA PRÁTICA: PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO.
PROF.ª EDVAN MOREIRA
ALEXANDRE BARBALHO
AMANDA KAREN ALVES DE MOURA
BIANCA MONIKE OLIVEIRA DE ARAÚJO
FERNANDA MANOELLA MARIBONDO CUNHA
IGOR LUIS PEREIRA PAIVA ROCHA
KARIELE CAVALCANTE DE LUCENA
DEZEMBRO, 2012.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
APORTE TEÓRICO
MATERIAL UTILIZADO
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
RESULTADOS E DISCURSÕES
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A aula do dia 13 de Novembro foi ministrada no laboratório de Física na Unidade da Nascimento de Castro, onde foram realizados experimentos com o objetivo de entender os fenômenos causados pelas cargas elétricas estáticas, discutir a filosofia da eletrização e associar os fenômenos elétricos ao dia-a-dia.
Será apresentado, nesse relatório, o material utilizado, o procedimento experimental adotado, como também resultados e discussões acerca do experimento executado.
APORTE TEÓRICO
Os processos de eletrização ocorrem na natureza constantemente e, muitas vezes, tais fenômenos passam despercebidos por nós.
O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito (quando dois corpos, antes neutros, são atritados e ficam carregados com a mesma quantidade de cargas, porem de sinais contrários), por contato (quando um corpo neutro e outro carregado entram em contato e o corpo neutro adquire carga de mesmo sinal que o corpo carregado) e por indução (um corpo inicialmente eletrizado é colocado próximo a um corpo neutro e assim a configuração das cargas do corpo neutro se modifica de forma que as cargas de sinal contrário à do corpo eletrizado tendem a se aproximar do mesmo). Hoje sabemos que todos os corpos se eletrizam, sendo que uns com mais facilidade que outros. Com base no modelo físico atual para a constituição da matéria, sabemos que ela (matéria) é composta por átomos