Carga tributária
CARGA TRIBUTÁRIA
MANAUS – AM
CARGA TRIBUTÁRIA
Trabalho solicitado pelo Prof. Dr. Deusamir Pereira, para composição da nota da 2ª NPC do curso de Contabilidade turma CTB01NA.
MANAUS – AM
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 04 2. CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 04 3. TRIBUTOS FEDERAIS 05 4. TRIBUTOS ESTADUAIS 05 5. TRIBUTOS MUNICIPAIS 06 6. MODELO ZONA FRANCA DE MANAUS 06 7. CONCLUSÃO 12 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
CARGA TRIBUTÁRIA E SUA ORIGEM
Os impostos sempre fizeram parte de toda e qualquer sociedade humana organizada, acompanhando seu desenvolvimento passo á passo, desde os primórdios do sistema capitalista, com a cobrança de pesados tributos sobre a população que era subordinada as nações vitoriosas, fazendo com que as pessoas ficassem submissas e obrigadas a obedecer a regras impostas sem nenhum tipo de fiscalização, sendo dessa forma sujeitados a abusos e altas cobranças por parte de seus governantes.
No entanto, a carga tributaria brasileira é um dos temas mais questionados na historia da administração nacional, vinculada até em nível internacional, devido ao excesso de impostos que recai sobre a população, o assunto é mais do que importante, pois afeta diretamente o mercado econômico brasileiro e o cotidiano de todos os cidadãos.
Além de atingir o bem estar da população e a própria economia, a carga tributaria brasileira é uma fonte de recursos utilizados pelo governo para compor sua receita federal, sendo uma importante forma de arrecadação composta por vários tributos classificados de maneira direita ou indireta em todas as atividades econômicas do país.
Toda essa receita fiscal em que os governos possuem para cumprir as suas obrigações com a própria sociedade e contribuintes da constituição federal, de responsabilidade das três esferas: * FEDERAL * ESTADUAL * MUNICIPAL
Produzindo