carga tributária
Disciplina: Contabilidade e Gestão Tributária II
Prof: Mariano
Aluno: Greyke Miron Terra Marcelino
Turma: 6CCNA
Atividade Estruturada
Boa Vista – RR, 24 de Novembro de 2014.
1) Discorra sobre a sua percepção sobre carga tributária? Com base em pesquisas descreva dois exemplos de situações inerentes ao problema (preferencialmente sobre empresas que tiveram sua situação financeira comprometida por implicações tributárias).
Minha percepção sobre o assunto é que a carga tributária aqui no Brasil já foi uma das mais modernas do mundo, porém, atualmente não é mais tão bem contemporânea assim, pois existem diversas falhas que prejudicam pessoas jurídicas e físicas na hora do pagamento, pelas altas taxas e pequenos retornos a sociedade.
Falando agora sobre situações inerentes ao problema da carga tributária, “Se a mortalidade da micro e da pequena empresa ainda é grande, é por causa da burocracia e da excessiva tributação” Luiz Hauly (autor da lei do Simples Nacional)
Como o próprio Hauley falou, as pequenas empresas são as principais prejudicadas pela excessiva carga tributária. Porém existem outros exemplos distintas que demostram complicações de empresas, como por exemplo o Investimento em produção, que são prejudicados com impostos.
“A carga tributária representa 20% sobre a receita líquida do setor, mas grande parte dos impostos cobrados, após os custos serem repassados nos preços de venda, os clientes recuperam com crédito, no caso de PIS, Cofins e ICMS. Isto é, 6% são reduzidos. Mas sempre tem um ‘porém’, porque no preço de venda existem 4% que eu carrego de impostos não desonerados, não possuem crédito, como o ISS”. É o mesmo que ir para o exterior, comprar lá, e ao pedir a devolução dos impostos pagos naquele país, recebe 10%, em vez do total que tem direito no Brasil.
2) Com base no texto acima discorra sobre ações que poderiam ser tomadas pelas organizações, contadores e