Carga elétrica
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA (FACET)
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA / BAIXO TOCANTINS
TURMA DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – 2009
JOSUÉ BALIEIRO DE MIRANDA
WANDERLEI SANTOS DE AZEVEDO
ARTIGO
Abaetetuba – PA
2012
JOSUÉ BALIEIRO DE MIRANDA
WANDERLEI SANTOS DE AZEVEDO
ARTIGO
Este trabalho foi realizado como o processo de avaliação da disciplina Física III, tendo como objetivo elaborar um artigo sobre um assunto de eletrostática ou eletrodinâmica em que ficaria da nossa escolha . Turma de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA). Profª. Marcos Allan Leite dos Reis.
Abaetetuba -PA
2012
Carga Elétrica
Josué Balieiro de Miranda*
Wanderlei Santos de Azevedo**
Resumo:
Nosso trabalho tem como objetivo, fazer um estudo bem amplo sobre carga elétrica, onde foi feita uma abordagem histórica da evolução dos estudos relacionados ao assunto em questão. Posteriormente foi elaborado um estudo bem aprofundado de suas propriedades e seus processos de eletrização, finalizando com a lei de Coulumb, onde foi trabalhado toda parte teórica vista anteriormente.
1.Introdução:
Na antiguidade, com exceção das experiências, de eletrização feita por Tales de Mileto ao friccionar o âmbar com uma pele de animal: o âmbar (elèktron, em grego), adquiria o poder de atrair pequenos objetos e a observação das propriedades de atração e repulsão da magnetita, nada de mais importante foi produzido nesse período que possa ter somado de maneira considerável para o estudo de carga elétrico e suas propriedades. Devemos também mencionar a invenção da bussola pelos chineses no século ll. Essa escassez de progresso palpável sobre o assunto em questão prolongou-se por toda idade média. Para não dizermos que nada aconteceu: a bussola foi introduzida na Europa no século Xlll e Pierre Peregrin, filosofo e engenheiro, comentou sobre o magnetismo.
No entanto, no renascimento idade moderna quebrou-se esse gelo