Carga Eletrica
São Paulo,
2015
Sumário
Introdução 3
Carga Elétrica 4
Raio 4
Átomo 5
Fórmulas 5
Eletrização de um Corpo 6
Processos de Eletrização 7
Experimento do processo de eletrização 8
Exercício 9
Bibliografia 12
Introdução
Esta pesquisa tem por finalidade explicar o conceito de carga elétrica, apresentando as características do átomo e como um corpo pode transferir carga de um corpo para outro a partir de um processo chamado eletrização de um corpo.
Carga Elétrica
Carga elétrica é uma propriedade intrínseca da matéria que por sua vez é formada por moléculas, muitas delas conhecidas por todos. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons e elétrons.
Embora não seja visível, a grande maioria dos materiais do nosso cotidiano é eletricamente neutra, ou seja, não apresenta efeitos elétricos, por exemplo: nos dias mais secos, ao pentearmos os cabelos, eles ficam um pouco “alvoroçados” por conta das cargas elétricas.
Raio
Um bom exemplo de carga elétrica é o raio, que pode produzir uma carga de energia tão alta cujos parâmetros podem chegar a:
125 milhões de volts;
200 mil ampères; 25 mil graus centígrados.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica. Tais cargas foram nomeadas de cargas positivas e cargas negativas, os raios são um fenômeno de natureza elétrica.
Os raios podem ser classificados de acordo com sua origem, assim, eles podem ser:
Da nuvem para o solo;
Do solo para a nuvem;
Entre nuvens.
Um raio dura em média meio segundo. De acordo com a variação do clima os raios podem ser mais ou menos intensos. Algumas regiões do planeta têm tendência para a