carga eletrcia
Para compreender o conceito de carga elétrica, precisamos primeiramente entender a estrutura do átomo e suas partículas. O núcleo do átomo é formado por prótons e nêutrons e é rodeado por uma eletrosfera na qual se movimentam os elétrons. Quando dois prótons ou dois elétrons se aproximam, ocorre repulsão entre eles; mas se um próton se aproxima de um elétron irá ocorrer atração entre eles. Daí surge à propriedade física carga elétrica.
A carga elétrica é considerada como sendo uma propriedade que se manifesta em algumas das chamadas partículas elementares, ou seja, nos prótons e elétrons. Eles são os portadores do que chamamos de carga elétrica, mas esta propriedade não se manifesta da mesma forma nelas, convencionou – se chamar a carga elétrica do próton de positiva (+) e a do elétron de negativa (-).
Estudos realizados permitiram verificar que prótons e elétrons possuem cargas elétricas de mesmo valor absoluto, mas de sinais opostos, que é a menor quantidade de carga que uma partícula pode ter. Convencionou – se chama – la de carga elementar e é representada pela letra e = ± 1,6 x 10 -19.
Um corpo pode estar eletricamente neutro, mas quando sofre um processo de eletrização – Atrito, Contato e Condução – com outro corpo há troca de elétrons entre eles até que alcancem o equilíbrio, respondendo ao principio de conservação de cargas elétricas.
OBJETIVO
Compreender o conceito de carga elétrica utilizando de eletrização por atrito. Ver quais dos materiais usados na experiência têm maior tendência de se tornar positivo e negativo.
MATERIAIS UTILIZADOS
• Suporte com haste metálica
• Bastões de diferentes materiais
• Tecidos de materiais diversos
METODOLOGIA
1º passo – Atritar um dos bastões com um dos tecidos e coloca–lo na haste metálica;
2º passo – Com o mesmo tecido atrite outro bastão e aproxime-o do bastão da haste metálica e observe o que acontece;
3º passo – Repita o procedimento com bastões diferentes e tecido diferente