Carga de trabalho de enfermagem em uti
FRANCINE DA MOTA
TANIA REGINA
MARIA DAS GRAÇAS ELIZAMA PEREIRA
FATORES ASSOCIADOS À CARGA DE TRABALHO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Vitoria 2013 ERNANI FERRAREZ SONIA FAGUNDES
FRANCINE DA MOTA
TANIA REGINA
MARIA DAS GRAÇAS ELIZAMA PEREIRA
FATORES ASSOCIADOS À CARGA DE TRABALHO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Trabalho de UTI, Curso de TEC Enfermagem da Escola Politec, sob orientação professora Marieelly .
Vitoria 2013
EPÍGRAFE
“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”
Florence Nightingale
O objetivo desta pesquisa foi verificar e analisar a carga de trabalho de enfermagem da UTI e sua dinâmica, envolvendo profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e técnicos) e pacientes (aqueles internados na UTI).
A avaliação deste estudo é indispensável como recurso de gestão destas unidades, tendo em vista que uma equipe superdimensionada implica em alto custo, porém sabemos que uma equipe reduzida tende a determinar uma queda na eficiência da assistência, aumentando o tempo de internação, mortalidade, gerando alto custo no tratamento dos pacientes.
Podemos observar na pesquisa que a grande maioria dos pacientes era do sexo masculino e idoso com idade igual ou maior que sessenta anos, seguidos daqueles na faixa etária entre 31 anos e 59 anos.
O tipo de internação dos pacientes, em sua maioria, foram internadas na UTI (s) por afecções neurológicas, seguidos dos distúrbios respiratórios, gastrointestinais e