Carburadores weber
Através dos diversos sinais a unidade de comando identifica o regime de carga, temperatura e rotação do motor. Com essas informações ela pode escolher o melhor regime de trabalho a ser aplicado, conforme veremos a seguir. Partida a frio e fase de aquecimento:
Nesta fase a unidade de comando controla o sistema de forma a gerar um aumento momentâneo de rotação. É como se o acelerador estivesse sido acionado para facilitar a partida. Durante a fase de aquecimento a unidade vai adequando a rotação em função da variação da temperatura do motor. No instante inicial, com o motor frio, a unidade de comando impõe a maior rotação de marcha-lenta. A medida que o motor aquece a rotação vai diminuindo, gradualmente, até a rotação nominal, com o motor aquecido.
A variação da rotação em função da temperatura, associado ao funcionamento do afogador automático, permitem obter boa dirigibilidade na fase fria.
Controle da marcha-lenta:
Este regime de trabalho ocorre quando o acelerador se encontra em posição de repouso e é identificado pelo sinal do interruptor de marcha-lenta.
A unidade de comando monitora constantemente a rotação do motor para verificar a ocorrência de algum desvio, queda, do valor nominal pré-estabelecido. Caso o desvio ocorra, como por exemplo ligam-se os faróis, a unidade de comando exercerá ação corretiva modificando o ciclo de trabalho da válvula corretora. Esta última vai atuar reduzindo a depressão média na câmara posterior e a haste do corretor vai se projetar, abrindo a borboleta do acelerador, o suficiente para manter a rotação nominal de