Carbono e Hidrogénio
Introdução – 1 Hidrogénio – 2 e 3 Carbono – 4 Conclusão – 5 Bibliografia – 6
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre o Hidrogénio e o Carbono.
Com este trabalho tencionamos mostrar á professora o que aprendemos sobre os elementos químicos, nomeadamente do Hidrogénio e do Carbono.
Hidrogénio O hidrogénio (H) é um elemento químico gasoso, cujo núcleo atómico contém um protão rodeado por um eletrão. O hidrogénio localiza-se no primeiro período da Tabela Periódica, mas não pode ser incluído em nenhum grupo.
É um gás incolor, inodoro, insolúvel na água, menos denso que o ar e é o mais leve de todos os elementos. Possui número atómico 1 e massa atómica 1,007 94 e tem como isótopos pesados o deutério e o trítio. O nome hidrogénio deriva do grego hydro e genes, que significa gerador de água. Foi descoberto em Londres, Inglaterra, pelo químico inglês Henry Cavendish (1731-1810) em 1766, quando este identificou as suas propriedades e o designou por ar inflamável. Em 1783, o químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) chamou-lhe hidrogénio.
O hidrogénio é: É o elemento mais abundante no universo;
É o elemento básico das estrelas;
É o componente principal de Júpiter e outros planetas gigantes;
Não é encontrado puro no ambiente terrestre;
É utilizado como combustível.
Símbolo: H
Número atômico: 1
Raio de Van der Waals: 120 pm
Configuração eletrônica: 1s1
Massa atômica: 1,00794 ± 0,00001 u
Descobridor: Henry Cavendish
Carbono
O carbono (do latim carbo, carvão) é um elemento químico, símbolo C , número atômico 6 (6 prótons e 6 elétrons), massa atómica 12 u, sólido à temperatura ambiente.1 Dependendo das condições de formação, pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrópicas: carbono amorfo e cristalino, em forma de grafite ou ainda diamante. Pertence ao grupo (ou família) 14 (anteriormente chamada IVA).
É o pilar básico da química