Carboidrtos
1903 palavras
8 páginas
CarboidratosConhecidos também como açúcares e glicídios, os carboidratos são divididos em três grupos:
Os Monossacarídeos são os glicídios mais simples, nomeados de acordo com a quantidade de carbono presente na molécula, que segue a fórmula geral Cn(H2O)n. Um exemplo é a pentose: C5H10O5. Pentoses como a Ribose e a Desoxirribose podem ser encontradas na constituição estrutural do RNA e DNA, respectivamente.
Os Dissacarídeos, como a lactose (presente no leite) e a sacarose (açúcar da cana-de-açúcar) são formados pela união de dois monossacarídeos, em um processo de síntese por desidratação, onde a fusão dos monossacarídeos libera uma molécula de água.
Os Polissacarídeos se apresentam como longas cadeias insolúveis em água, formadas pela união entre vários monossacarídeos. A insolubilidade em água permite que esses açúcares participem da composição estrutural das células (na construção das membranas, por exemplo) e funcionem como armazenadores de energia. Exemplos de polissacarídeos são a quitina (que forma o exoesqueleto dos artrópodes), a celulose (fibra vegetal utilizada na produção de papel), o amido e o glicogênio (reserva energética em vegetais e animais, respectivamente).
Lipídios
Geralmente associados aos óleos e gorduras, os lipídios são um grupo variado que comporta estruturas e funções bastante diferentes. São agrupados da seguinte maneira:
Carotenóides, presentes em algas e vegetais superiores, atuam como pigmentos acessórios, auxiliando na fotossíntese. Carotenos e Xantofilas absorvem espectros luminosos complementares, aumentando a abrangência de frequências luminosas utilizadas pelas plantas.
Triglicerídios são os óleos e gorduras, propriamente ditos. Formados pela união de três moléculas de ácidos graxos com uma de glicerol, funcionam como a principal reserva energética nas plantas e nos animais. Fornecem também ácidos graxos, que participam de importantes processos metabólicos.
Os Fosfolipídios são formados por duas moléculas de