carboidartos
Carboidratos são compostos orgânicos constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Embora os carboidratos formem a parte mais volumosa da ração, eles são encontrados apenas em pequeníssimas quantidades nos tecido. Isto e devido a que os carboidratos são usados principalmente para produzir calor corporal e energia para os movimentos musculares, do que para reserva. Açucares, amido e fibra são as formas mais comuns de carboidratos nos vegetais (AGRÍCOLA, 1973). Os carboidratos são cadeias carbônicas hidratadas (CH2O)n, onde n é maior ou igual a três. Os carboidratos são divididos em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos sendo os monossacarídeos a unidade básica dos carboidratos e a fonte de maior parte da energia utilizada pelo organismo animal (VIEIRA, 2002). Alimentos energéticos por excelência, o hidratos de carbono são substancias do tipo do açúcar, da fécula, do polvilho, formadas de carbonos, hidrogênio e oxigênio. O nome deriva de sua composição, uma vez que em sua estrutura o hidrogênio e o oxigênio entram nas mesmas proporções em que se encontram na água. Apesar de menos ativos, energeticamente do que as gorduras, os hidratos de carbono têm mais importância na alimentação das galinhas porque constituem parte maior da ração, sendo as principais fontes os cereais (REIS, 1977).
CARBOIDRATOS E SEU METABOLISMO
Existem quatro monossacarídeos de importância: glicose, frutose, galactose e manose. A glicose é o monossacarídeo de maior importância na nutrição e no metabolismo das aves visto que é o açúcar da circulação sanguínea. A D-glicose é produzida comercialmente pela hidrolise ácida do amido de milho com o nome de dextrose (VIEIRA, 2002).
Os oligossacarídeos contêm de dois a dez monossacarídeos conectados por meio de ligações glicosídicas que ocorrem entre o carbono um de uma molécula e o grupo hidroxila ligado ao carbono do outro monossacarídeo. Os oligossacarídeos de importância para os