Caravaggio
CARAVAGGIO
SÃO PAULO
2012
Tive a oportunidade de visitar a exposição de Caravaggio e seus seguidores, que está no Brasil pela primeira vez. Considerado um dos principais artistas do movimento barroco.
Michelangelo Merisi nasceu em Milão no dia 29 de setembro de 1571, seus pais tinham origem na pequena aldeia de Caravaggio onde depois adotou esse nome. Católico, ele tinha muito envolvimento com pessoas de influencia e do clero da igreja. Homem de personalidade forte foi preso varias vezes por porte ilegal de arma e acusado de homicídio, morreu em 18 de julho de 1610, com apenas 38 anos de idade.
Suas obras são impressionantes e realistas nos detalhes, onde existe uma grande ligação religiosa e de seu cotidiano, retratando geralmente passagens bíblicas e imagens de santos da igreja católica.
Suas pinturas têm uma relação com a morte, sacrifício e sofrimento, isso pode ser observado com facilidade em seus quadros, que na maioria das vezes trazem figuras de crânios, decapitações e cordeiros que simbolizam o sacrifício.
Algumas de suas obras são: "São Jerônimo que Escreve", "Medusa Murtola", "São Francisco em Meditação", "Retrato do Cardeal", "São João Batista que Alimenta o Cordeiro", "São Januário Degolado ou Santo Agapito" , "São Francisco em Meditação".
Alguns de seus principais seguidores: Orazio Gentileschi, Giovanni Baglione, Orazio Borgianni.
Outra característica marcante é que ele geralmente usava um fundo escuro em suas telas e usava efeitos de iluminação criados pelo jogo de luzes e sombras, que causam um impacto realista em seus quadros ressaltando principalmente os rostos. Após pesquisar descobri que estes tipos de efeitos recebem o nome de tenebrismo, e essa sensação que tive ao ver seus quadros e de seus seguidores.
A influência da igreja católica não se limitava em interferir no estado e na