Caravaggio
ESCOLA ESTADUAL DÁRIO DE QUEIROZ, PROF
RELATÓRIO
Exposição MASP: Caravaggio e seus seguidores
Pesquisando um pouco sobre este mestre, a história nos relata que ele foi um homem violento, numa época também violenta, que vivia em constante conflito com o mundo. Este grande pintor desafiou os princípios daquele tempo, criando uma arte inovadora e naturalista, que foi motivo de muito escândalo. Seus contemporâneos não colocavam em dúvida sua genialidade criadora, mas consideravam que seu modo de pintar acabaria com a tradição de arte típica do Renascimento. Seu senso artístico o levou a criar uma arte verdadeira e popular, mas seu mal-estar existencial o conduziu à destruição, pois morreu misteriosamente em uma praia próxima a Roma, antes de completar 40 anos.
Ao receber Caravaggio e seus seguidores, o MASP mostra que abriga o que há de mais relevante no cenário internacional das arte visuais, trazendo as obras deste mestre barroco. É interessante como o público se impressiona com as telas, umas enormes, cheias de vida, parecendo querer conversar com o expectador.
Neste acervo encontramos sete obras desse que é um dos artistas mais copiados do mundo, além de 14 peças de artistas influenciados por sua técnica. O público também pode conferir a identidade própria do mestre do barroco, que aparece no naturalismo de suas pinturas, nos elementos dramáticos utilizados e no jogo de luz, entre o claro e o escuro, principal característica de Caravaggio.
Por normas internas do MASP, não é possível fotografar as telas. Abaixo seguem algumas fotos do