carangueijo
Neste post, resolvi escrever sobre as espécies de crustáceos de mangue, pois já aconteceu de comentar com algumas pessoas a respeito do Uçá ( Ucides cordatus) , e elas infelizmente pensarem e só associarem ao caranguejo Grauçá ( Ocypode quadrata)… isso deve ser em decorrência da sonoridade e falta de conhecimento.
As fotos abaixo foram copiadas do CEBIMAR
E para que isso não ocorra mais, estarei diferenciando por fotos cada indivíduo.
1. Começando pelo grauçá, caranguejo de praia, vive na areia branca das praias, nunca foi encontrado em manguezais.
2. O meu querido Uçá, caranguejo de grande porte, vive somente em manguezais e é encontrado do norte ao sul do Brasil, tem valor econômico pois sua carne é nutritiva e proteica.
3. O siri azul, este é o único, “caranguejo” com a habilidade de nadar, por apresentar os últimos pereiopodos de forma achatada, favorecendo a natação.
4. O aratu, é um caranguejo de mangue, assim como o Uçá. Ele é rápido, comumente sobe em troncos de árvores de manguezal, é difícil encontrá-lo em tocas.
5. O marinheiro, esse caranguejo é bem semelhante ao aratu, por suas características morfológicas, mas observa-se que sua coloração e formato diferencia um pouco do aratu. Vive comumente nos trocos dos mangues.
6. siri chita, este é comumente encontrado nas rochas das praias, associados ao substrato, onde ficam pouco visiveis.
7. O gaiamu, este acredito que é bastante conhecido, ele vive em solo arenoso, suas tocas são próximas ao manguezal, raramente ele pode ser encontrado no solo lodoso do manguezal. Diferencia dos outros caranguejo por seu porte e claro, a cor azul.
8. Os chama-maré, estes podem ser de várias espécies, observe as fotos e perceba as diferenças.
Publicado em Artrópodes, Biólogo, Caranguejos - crustaceos, MEIO AMBIENTE, Zoo