Estrutura Monografia
Os trabalhos científicos em geral, apresentam a mesma estrutura: introdução, desenvolvime nto e conclusão.
a - Introdução: formulação clara e simples do tema investigado; b - Desenvolvimento: onde expõe e demonstra a pesquisa feita. Nele, pode-se levar em consideração as 3 fases seguintes:
. Explicação: é o ato pelo qual o tema se faz explícito
.Discussão: é o exame, onde explica, discute e fundamenta a pesquisa;
. Demonstração: é a dedução lógica do trabalho, demonstrando as proposições que atingiram o objetivo formal do trabalho. c - Conclusão: fase final da pesquisa, um resumo completo dela, devendo conter o fecho da introdução e a síntese de toda a reflexão.
Elementos que compõem a monografia cientifica
Capa: é elemento obrigatório na apresentação de trabalhos acadêmicos. Embora algumas informações sejam de presença opcional, como o nome da instituição, por exemplo, há dados que são indispensáveis. Na capa da sua monografia é indispensável que conste seu nome, o título do trabalho e, quando houver, o subtítulo da obra. Além disso, se o trabalho for composto de vários volumes, isso precisa ser informado na capa. Para fechar a lista de informações obrigatórias, não se pode esquecer do nome da cidade em que a instituição se localiza e o ano em que a obra será entregue.
Folha de rosto: há descrições mais detalhadas na folha de rosto.Outros itens obrigatórios da
Folha de Rosto são os nomes do orientador e, se houve, coorientador do projeto.
Sumário: Trata-se de peça obrigatória no trabalho acadêmico e deve ser disposto de maneira que as partes da monografia apareçam descritas com o nome idêntico àquele que está contido no texto com o número exato da página.
Introdução, Desenvolvimento e Conclusão: A introdução é a parte em que o autor vai mostrar o que o trabalho abordará, o propósito da pesquisa, os limites da abordagem, e todas as informações relevantes para nortear o leitor.
O desenvolvimento é a maior