Características em bombas
ROTAÇÃO ESPECÍFICA
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por base o estudo de bombas centrífugas. A bomba centrífuga é uma turbo-máquina, e o equipamento mais utilizado para bombear líquidos: no saneamento básico, na irrigação de lavouras, nos edifícios residenciais, na indústria em geral, elevando, pressurizando ou transferindo líquidos de um local para outro. Veremos características que influenciam diretamente em seu trabalho. 2. GRANDEZAS ENVOLVIDAS NO FUNCIONAMENTO DE UMA BOMBA
Uma bomba destina-se a elevar um volume de fluído a uma determinada altura, em um certo intervalo de tempo, consumindo energia para desenvolver este trabalho e para seu próprio movimento, implicando, pois, em um rendimento característico. Estas, então, são as chamadas grandezas características das bombas, isto é, vazão altura manométrica, rendimento e potência.
A bomba é projetada para atender a um valor prefixado do número n de rotações. Com esse valor do número de rotações, operará com uma descarga Q, uma altura de elevação H, proporcionando um rendimento total máximo ɳ. (MACINTYRE; Joseph; Archibald.1997, p.125).
Pode-se, entretanto, desejar que a bomba funcione com outros valores da descarga ou da altura de elevação, e uma das soluções consiste em variar o número de rotações.
A grandeza que representa o objetivo do funcionamento de uma bomba é a pressão, podemos verificar que a variação de pressão provocada na passagem por uma bomba será influenciada por diversas variáveis. Dependerá da densidade e da viscosidade do fluído, do tamanho e da rotação do rotor, que é o componente portador da energia, da vazão que será recalcada de potência que será fornecida para a execução do serviço.
Vamos admitir que a entrada do líquido no rotor seja meridiana. Para variações relativamente grandes de n, o rendimento hidráulico varia pouco. Podemos portanto escrever que, funcionando com o número de rotações nx, as alturas variam segundo a proporção.