Características do boro hélio e cobre
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 e de massa atômica 63,6. À temperatura ambiente, o cobre encontra-se no estado sólido(Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11-1B),é um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.
Aplicações
Conhecido desde a antiguidade, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos ), e em ligas metálicas como latão e bronze.
História
O cobre nativo, o primeiro metal usado pelo homem, era conhecido por algumas das mais antigas civilizações que se tem notícia e tem sido utilizado pelo menos há 10.000 anos. Em 5000 a.C. já se realizava a fusão e refinação do cobre a partir de óxidos como a malaquita e azurita.
É possível que o cobre tenha sido o metal mais antigo a ser utilizado, pois se têm encontrado objetos de cobre de 8700 a.C. Pode ser encontrado em diversos minerais e pode ser encontrado nativo, na forma metálica, em alguns lugares.
O uso do bronze predominou de tal maneira durante um período da história da humanidade que terminou denominando-se «Era do Bronze».
Abundância e obtenção
Apesar de ser um dos metais menos abundantes da crosta terrestre (1.600 milhões de toneladas na crosta terrestre e a 700 milhões de toneladas nos leitos marítimos) - 0,12% do mais abundante, o alumínio - é de fácil obtenção apesar de laboriosa (pode-se explora-lo a céu aberto, em galerias subterrâneas ou in situ; este último procedimento, minoritário, consiste em filtrar ácido sulfúrico na mina de cobre bombeando, posteriormente, para a superfície as soluções ácidas ricas em cobre), devido a pobreza do metal nos minerais; se considera economicamente viável extrai-lo de um mineral com quantidades superiores a 0,5% de cobre e muito rentável a partir de 2,5%.
OBSERVAÇÃO:O cobre é um elemento químico essencial para o organismo humano,pois ele possui