Características do bioma: Deserto.
As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum. O solo do deserto geralmente é formado por uma camada de areia e freqüente formação de dunas. Também são típicas as paisagens de solo rochoso, que refletem o baixo desenvolvimento e a escassez da água e da vegetação.
Os desertos, algumas vezes, possuem depósitos minerais valiosos que foram formados no ambiente ou que foram expostos pela erosão. Por serem locais secos, são ideais para a preservação de artefatos e fósseis.
A vegetação é constituída por gramíneos e pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando lugares onde a pouca água que se tem é acumulada em fendas do solo ou debaixo de rochas. A maioria das plantas do deserto são tolerantes à seca e à salinidade existente no solo. Algumas armazenam água em suas folhas, raízes e caules, e outras plantas têm raízes que penetram o solo até os lençóis freáticos. Durante o dia a temperatura é alta, mas à noite ocorre perda rápida de calor, que se irradia para a atmosfera e a temperatura torna-se muito baixa.
Os consumidores são, em grande parte, roedores que adquirem água do próprio alimento que ingerem ou do orvalho. No hemisfério norte é muito comum encontrar-se, nos desertos, arbustos distribuídos uniformemente, como se tivessem sido plantados em espaços regulares.