Características do Alumínio
Peso: Uma das principais características do alumínio é a sua leveza. Seu peso é de cerca de 2,7 g/cm3, aproximadamente 35% do peso do aço e 30% do cobre, o que torna o alumínio o metal de escolha para a indústria aeronáutica e de transportes.
Resistência à corrosão: O alumínio reage com o oxigênio do ar formando uma película de óxido extremamente fina e invisível que o protege de oxidações posteriores. Quando fica deteriorada, essa película se regenera. Essa característica de auto-proteção da a ele uma elevada resistência à corrosão e durabilidade.
Condutibilidade elétrica: O alumínio puro possui 62% de condutividade elétrica da IACS (International Annealed Copper Standard) e resistividade de 0,00000263 ohm/cm³.
Ponto de fusão: Possui ponto de fusão de 660°C, o que é relativamente baixo comparado ao do aço, que é da ordem de 1570°C.
Condutibilidade térmica: O alumínio possui condutibilidade térmica de 0,5. É 4,5 vezes maior que a do aço. Sendo uma característica importante no meio de transferência térmica, tanto no aquecimento, como no resfriamento, o alumínio é bastante utilizados em trocadores e dissipadores de calor.
Refletividade: Sua refletividade é superior a 80%, o que permite ampla utilização em luminárias.
Propriedade anti-magnética : Por não ser magnético e não produzir faísca, o alumínio é bastante utilizado como proteção de equipamentos eletrônicos, estocagem de substancias inflamáveis ou explosivas, aumentando a segurança em caso de acidentes, pois o não faiscamento elimina o risco de incêndio e explosão.
Atoxidade: Por possuir características não-tóxicas, o alumínio é bastante utilizado em utensílios domésticos, pois não oferece qualquer efeito nocivo ao organismo humano. Essa característica faz com que o