Caracterização socio institucional
SERVIÇO SOCIAL
maitê williane rodrigues lopes
SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
Arapiraca – AL
2012
maitê williane rodrigues lopes
SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para fins avaliativo das disciplina interligadas.
Arapiraca – AL
2012
INTRODUÇÃO Este trabalho visa resgatar os aspectos históricos da construção das Políticas Sociais no Brasil, definido-as e sistematizando em determinados tempos históricos.
“Políticas públicas se definem com linha de ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos em leis” (PEREIRA, 1996, p. 130). E, são distribuídos e redistribuídos os bens e serviços sociais de forma a atender a demanda da sociedade civil.
Através de pesquisa bibliográfica e dos conteúdos trabalhados durante este período, enfatizamos a construção das políticas sociais brasileiras direcionando o papel interventivo do Estado bem como do direcionamento dos profissionais em Serviço Social.
SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
O Estado capitalista, ao qual pertence o Brasil, apresenta estrutura de desigualdade limitando oportunidades e possibilidades de distribuição de riquezas de forma igualitária. A vida em sociedade passa a mover-se pela produção, não somente pela produção de objetos materiais, mas de relações sociais entre pessoas, classes sociais, personificando determinadas categorias econômicas. Desde suas origens, é notável o direcionamento das ações dos órgãos públicos para atender ao interesse do capital, que segundo Karl Marx (1973, p. 754):
“Capital não é uma coisa material, mas uma determinada relação social de produção, correspondente a uma determinada formação histórica da sociedade, que toma corpo em uma coisa material e lhe infunde um caráter social específico. O capital é a soma dos meios materiais de produção produzidos. É o conjunto dos