Caracterização de Lugar
O Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil está localizado no Conjunto Jardim I, um dos muitos bairros dormitórios da periferia da capital de Aracaju, vizinho ao Parque dos Faróis e Guajará, locais amplamente conhecidos pela violência que marca o seu dia-a-dia, ligada principalmente a problemas de consumo e tráfico de drogas, roubos e assassinatos. Há toda uma população pobre, carente e trabalhadora, geralmente migrada de outros estados do Brasil (Nordeste, principalmente), convivendo com o crime e a marginalidade e sem outra condição de moradia a não ser nos subúrbios da cidade.
A população reside em habitações com mínimo conforto, geralmente inacabadas, de alvenaria, ou em barracos de madeira e restos de construção. A estrutura urbana oferece água encanada em boa parte dos domicílios, assim como eletricidade. Poucas, porém, usufruem de esgotos públicos, calçamento e iluminação. Não contando com empresas de grande porte, a população local vê-se obrigada a grandes deslocamentos diários, em busca de trabalho em outros bairros da capital, despendendo nisso muitas horas e grande sacrifício.
O atendimento médico à região é precário, havendo apenas um Posto de saúde da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro no Jardim e um posto de Saúde no Guajará. Quanto ao atendimento hospitalar, este somente existe nos hospitais estaduais localizados na capital, a exemplo do Hospital de Urgências médicas de Sergipe, antigo Hospital João Alves Filho.
As casas são construídas em terrenos, na maioria das vezes de invasão, ou seja, foram cercados ou ocupados de maneira irregular ou ilegal. Não há bancos próximos, apenas pequeno comércio, composto de algumas padarias, botequins, quitandas, lojinhas e pequenos mercados, dentro do perfil de poder aquisitivo da população local.
Quanto ao transporte de passageiros, duas modalidades: o bairro é servido por duas linhas, sendo ônibus e táxi lotação, cuja parada é a capital, Aracaju (Centro).