caracterização de carbo
Os carboidratos desempenham funções estruturais e metabólicas, possuindo importância na produção de energia, como constituintes dos ácidos nucléicos (informação genética), como constituintes dos co-fatores (reações enzimáticas), componentes da parede celular de plantas e microrganismos e nas reservas nutricionais (MARVIAL, 2009).
Carboidratos são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou substâncias que liberam tais compostos por hidrólise. Comumente utilizamos o termo carboidrato como sinônimo de açúcar, substâncias estruturalmente simples, digeríveis e que, normalmente, apresentam sabor doce, utilizadas com muita freqüência na produção de alimentos. Porém, existem outros tipos de carboidratos, que fazem parte da constituição dos alimentos, mas que apresentam estrutura química mais complexa, podendo ser digeríveis ou não. (SOUZA, 2009).
O termo carboidratos denota hidratos de carbono, designação oriunda da fórmula geral (CH2O)napresentada pela maioria dessas moléculas, sendo os compostos polihidroxido contendo um grupo aldeído, cetona, álcool ou ácido carboxílico e derivado. Podendo ser chamados de polihidroxialdeídos, polihidroxicetonas, polihidroxialcoóis ou polihidroxiácidos (GUTEMBERTG, 2006).
Os dois monossacarídeos mais abundantes na natureza são a glicose e a frutose, encontradas principalmente em açúcares de muitas frutas, como uva, maçã, laranja, pêssego etc. Nos seres humanos, o metabolismo da glicose é a principal forma de suprimento energético. A partir da glicose, uma série de intermediários metabólicos pode ser suprida, como esqueletos carbônicos de aminoácidos, nucleotídeos, ácidos graxos etc (SOLOMONS, 2005).
De acordo com Wilmo (2008), outra importante característica dos monossacarídeos é a presença de pelo menos um carbono assimétrico, fazendo com que eles ocorram em formas isoméricas oticamente ativas. Assim como os alcanos com quatro substituintes diferentes os carboidratos também possuem isomeria, ou seja, possuem