CARACTERIZAÇÃO DA PERSONAGEM: UMA VISÃO SOBRE A VIDA COMO ELA É... DE NELSON RODRIGUES
Thayrinne Yasmin Pereira Corrêa
RESUMO
O presente trabalho conceitua a caracterização de personagens e analisa alguns personagens de contos escolhidos da obra A vida como ela é... de Nelson Rodrigues. Trata ainda da visão fragmentada da personagem, que é dada ao leitor por meio da caracterização; visão esta inerente ao ser humano inclusive com seus iguais e que o autor traz para a ficção, dando ar de verdade e realidade ao personagem.
PALAVRAS-CHAVE: CARACTERIZAÇÃO. PERSONAGEM. NELSON RODRIGUES
ABSTRACT
This work conceptualizes the characterization of characters and analyses some characters of chosen tales of the book A vida como ela é… of Nelson Rodrigues. Tells about the fragmented vision of the characters, that is given to the reader by the way of the characterization; this vision is inherent to the human including with your equals, and the autor gives this vision to the fiction, with truth and reality air.
KEY-WORDS: CHARACTERIZATION. CHARACTER. NELSON RODRIGUES
1 INTRODUÇÃO
Em 1950 Nelson Rodrigues começou a escrever a coluna diária A vida como ela é... no periódico A Última Hora que circulava pelo Rio de Janeiro. Ao todo foram mais de 2000 contos publicados no periódico. E em 1961 o próprio autor reuniu cem destes contos numa antologia que levou o mesmo nome de sua coluna - A vida como ela é... – livro do qual trata o presente artigo.
Nelson Rodrigues é um autor renomado por ser um dramaturgo que marcou sua época até a atualidade, no entanto, ele foi também brilhante nos romances, contos e crônicas. Nelson viveu em um universo jornalístico que o marcou de uma vez por todas, mas que não o impediu de brilhar com sua escrita na dramaturgia e na prosa.
Sobre A vida como ela é... o próprio autor tece alguns comentário:
(...)começou quando eu estava na Última Hora, da qual eu sou pré-fundador, e acumulava a reportagem esportiva com outras matérias, quando