Caracterização da contabilidade gerencial
“A contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido à várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório”, segundo Sérgio Iudícibus.
Segundo Robert N.Antony, “A Contabilidade Gerencial, preocupa-se com a informação contábil útil à administração” e não àquela fiscal que conhecemos.
E segundo a Associação Nacional dos Contadores dos Estados Unidos, “Contabilidade Gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos”.
Contabilidade Gerencial e a função de criação de valor
O cumprimento da missão das entidades empresariais está fundamentado no conceito de criação de valor, associando dentro do mesmo escopo o processo de informação gerado pela contabilidade para que as entidades possam cumprir adequadamente sua missão.
“Contabilidade Gerencial – Informação que cria valor – Sistemas Contábeis gerenciais efetivos podem criar valor considerável, pelo fornecimento de informações acuradas e oportunas sobre as atividades necessárias para o sucesso das organizações de hoje” – Atkinson, Banker, Kaplan e Young.
A função da Contabilidade Gerencial de criação de valor para os acionistas é um conceito objetivo, pode ser medido economicamente e concentra-se na geração do lucro empresarial, que é transferido para o acionista da empresa.
Assim, o conceito de criação de valor na Contabilidade Gerencial, está ligado ao