Caracterização da CEPEAM

862 palavras 4 páginas
FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO
Campus Zona Leste
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Componente Curricular Desenvolvimento Sustentável

CARACTERIZAÇÃO
Viscente Nassur

Manaus 2014
CEPEAM

Em visita on line ao Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas Cepeam descobri que ele foi criado com esse fim: oferecer possibilidades de manutenção desse equilíbrio e estabilidade.
Em uma área de 55 hectares, nas proximidades da capital do Estado do Amazonas, Manaus, o Cepeam iniciou suas atividades no começo da década de 1990.
O Dr. Daisaku Ikeda, presidente da SGI (Soka Gakkai Internacional), sempre teve como ideal a contribuição efetiva para o manejo e conservação dos ecossistemas amazônicos, que proporcionassem ainda uma melhoria real da qualidade de vida para as populações locais.
Os trabalhos iniciaram-se em 1993, com a assinatura de um convênio de cooperação técnico-científica entre o Cepeam, a Universidade Soka do Japão e a antiga Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Semact).
Em reconhecimento às ações empreendidas – por meio da Portaria 049/95 de 12 de julho de 1995 –, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) credenciou a área do Cepeam como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), integrando-a a um seleto grupo de unidades de conservação reconhecida e protegida pelo poder público.
ESTRUTURA
Os 55 hectares do Cepeam abrigam, além da importância cênica de Encontro das Águas, um precioso fragmento verde, situado na periferia da cidade de Manaus. É possível observar uma grande concentração de fauna silvestre, que encontra ali um refúgio seguro. O estudo ecológico para a manutenção dessa população é uma das prioridades do Centro. O Cepeam possui ainda um valor arqueológico inestimável, que vem sendo estudado com a finalidade de registro e documentação. Vale ressaltar, ainda, sua peculiaridade

Relacionados

  • Planejamento estratégico sementes da amazônia
    8441 palavras | 34 páginas
  • Budismo
    199501 palavras | 799 páginas