CARACTERIZACAO SOCIOINSTITUCIONAL PORTFOLIO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO I MAIO 2014 5

3309 palavras 14 páginas
Evani ribeiro da Silva

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4
3 OBJETIVO E AMBITO INSTITUCIONAL 7
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado é o momento ideal para que haja o confronto entre o que foi apreendido na teoria com o vivencia prática de como se desenvolve a profissão no seu cotidiano. O estágio tem como finalidade a criação de laços entre o conhecimento teórico, o desempenho profissional e á prática social, constituindo uma oportunidade para o aluno/estagiário compreender as relações institucionais, fazer uma analise crítica e desenvolver novos métodos de enfrentamento da questão social.
Nessa produção textual, será construída uma síntese do que foi vivenciado durante esse processo, e descreveremos a caracterização institucional do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, da cidade de Conceição do Almeida, no Recôncavo da Bahia.
Iremos identificar os diverso aspectos que constituem a formação institucional, sua contextualização, estrutura organizacional, quais seus objetivos institucionais, como se dá seus processos decisórios, como ocorre a demanda x cobertura no atendimento, quais as políticas sociais e quais as fontes dos recursos financeiros.
Iremos abordar as características da população que procura os serviços assistenciais na unidade do CRAS “Parteira Rufina”, além de descrever os principais programas desenvolvidos pelos profissionais do Serviço Social na instituição. Fazemos a relação entre o exercício profissional do assistente social e o projeto ético-político profissional. Por fim, concluímos o trabalho com uma análise crítica de como se desenvolveu o estágio e a importância do estágio na consolidação da formação profissional do assistente social.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Em meados do século XIX, uma aglomeração formada em torno de uma capela construída com

Relacionados