Caracteriza o de bacias sedimentares
478 palavras
2 páginas
1- Caracterização de bacias sedimentares; As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral). (Sua pesquisa.com) 2- Principais formações: Durante esse processo de sobreposição de camadas de sedimentos, é comum que alguns restos orgânicos de animais sejam eventualmente “enterrados”. Assim, eles acabam ficando entre uma camada e outra, de forma que, dependendo das condições de temperatura e pressão, poderão dar origem aos fósseis. Em alguns casos, os restos de animais e plantas podem sofrer uma força tão forte que podem acabar “derretendo” ou, mais precisamente, litificando-se. Esse processo dá origem aos combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural. É importante, portanto, compreender corretamente o processo de formação e transformação das bacias sedimentares, pois elas guardam uma zona de interesse que vai desde o campo científico (permitindo-nos estudar o passado da terra) até o campo econômico, através da extração de minérios e hidrocarbonetos. Por Rodolfo Alves Pena Graduado em Geografia
3- Principais características das bacias sedimentares brasileiras: Essas formações geológicas ocupam a maior área do território brasileiro, estimando-se que ocupem 5,5 milhões de km2, ou seja, cerca de 64%.
No Brasil, existem bacias sedimentares de grande e de pequena extensão de grande extensão: a Amazônica, do Parnaíba – chamada também de Meio-Norte -, a do Paraná ou Paranaica e a Central. de menor extensão: do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco ou Sanfranciscana (esta muito antiga), do Recôncavo Tucano (produtora de petróleo) e a Litorânea.
Além