Caracteristicas e tipos de memórias
Memória Cache – Um tipo de memória com alta velocidade e de capacidade menor que a Memória Principal - Localizada entre a Unidade Central de Processamento e a Memória Principal para armazenar dados ou instruções que deverão ser imediatamente utilizados pela UCP. A finalidade de seu uso é acelerar o processamento do sistema visto que a velocidade do processador/cache é muito maior que processador/memória principal.
Os processadores atualmente possuem mais de um tipo de Memória Cache, denominadas Cache de nível 1 (L1) e Cache nível 2 (L2). Sendo que L1 está inserida no interior da pastilha do processador, funcionando com a mesma velocidade enquanto L2 normalmente está localizada na placa mãe.
Memória EPROM – É uma memória especial, do tipo ROM que pode ser apagada e escrita eletricamente. Não é volátil, costumando ser utilizada para armazenamento de programas que constituem a BIOS de um sistema.
Memória Flash – Não volátil, apagável por sinal elétrico, mas o apagamento não ocorre a nível de byte. O apagamento ocorre em alta velocidade, diferente da EPROM.
Memória Principal – Tipo de memória, em geral de semicondutor, utilizada para o armazenamento de instruções e dados de programas que serão ou estão sendo executados pela UCP. É considerada uma memória de trabalho da UCP, sendo organizada em células com tamanha fixo e igual, cada uma identificada por um endereço.
Memória PROM – Tipo de memória de semicondutor cujo conteúdo é armazenado uma vez após o processo de fabricação, não podendo ser reutilizada. Memória Programável.
Memória RAM – Memória de acesso aleatório. Um tipo de memória na qual qualquer posição é localizada através do seu endereço e cujo tempo de acesso é o mesmo independentemente da posição acessada anteriormente.
Memória ROM – Memória somente para leitura. Tipo de memória de semicondutor, cujo conteúdo é armazenado durante o processo de fabricação da memória e que não pode ser alterado posteriormente. Uma