Caracteristicas e evolução historica dos dispositivos de armazenamento
TÉCNICO EM INFORMATICA
INFORMATICA BASICA
João Paulo Henemann da Silva
CARACTERISTICAS E EVOLUÇÃO HISTORICA DOS DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Taquara-RS
18 de setembro de 2012 Sumário
1. Introdução 3
2. Dispositivos de armazenamento – Principais características 4
2.1. Dispositivos de armazenamento – Evolução histórica 5
3. Conclusão 7
4. Referências Bibliográficas 8
1. Introdução Dispositivos de armazenamento é todo mecanismo capaz de armazenar informações para fins de consulta, uso e transferência de dados. É o hardware que possui a finalidade de armazenar o software, como programas, textos, músicas e etc. Todo dado ou informação gravada no computador fica armazenado nestes dispositivos. Estes equipamentos ao longo dos anos passaram por mudanças significativas em termos de capacidade de armazenamento, se tornando também cada vez mais versáteis e fáceis de manipular. Além de sua evolução histórica, iremos abordar as principais características encontradas nas diferentes mídias de armazenamento.
2. Dispositivos de armazenamento – Principais características
Na computação, os dispositivos de armazenamento podem ser classificados em memória principal ou secundária; memória volátil ou não volátil; dispositivo magnético, óptico ou eletrônico e dispositivo removível ou não removível.
A memória principal (ou memória RAM) é a memória interna conectada à placas e dispositivos. Ela é utilizada automaticamente pelo computador e pelo sistema operacional, desta forma, no uso comum o usuário não controla diretamente a RAM. Tem como função armazenar os programas que estão sendo executados, com seus respectivos dados. Toda a informação armazenada durante o uso é perdida quando a máquina for desligada. Ela é a memória mais rápida do computador, o que justifica o seu uso.
A memória secundária, são dispositivos como o HD (Disco Rígido), CD, floppy, DVD, Pen-drive, fita e