Caracteristicas tv digital
Ciência da Computação 6º Semestre
TV Digital e SBTVD-T: Introdução
A ideia inicial da Televisão Digital foi desenvolvida na década de 70 e o objetivo era criar um sistema capaz de reproduzir qualidades de som e imagem equivalentes às do cinema. Somente na década de 90, com o advento de técnicas mais avançadas de codificação do sinal, que passou a ser possível chegar aos moldes atuais.
Foram desenvolvidos três grandes padrões mundiais, o ATSC (Advanced Television
Systems Committee), o DVB (Digital Video Broadcasting) e o ISDB (Integrated Services
Digital Broadcasting). O Brasil optou pelo desenvolvimento de um padrão próprio com base no padrão ISDB. Visto que este era mais adequado para a transmissão aberta.
Pesquisas feitas em todo o país procuram adaptar o padrão japonês às características territoriais, econômicas e sociais brasileiras. Resultados de estudos mostraram que a melhor opção para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre seria a utilização do padrão MPEG-4 para a compressão e o mesmo padrão de modulação utilizado no sistema japonês, o COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplex).
Para recepção dos sinais de televisão digital são necessários alguns equipamentos básicos como a antena e o set-top-box tanto na utilização de televisores analógicos como em televisores digitais. O uso de um set-top-box mais avançado permitirá ao usuário benefícios além da qualidade de imagem e som digitais, a interatividade.
TV Digital e TV Analógica
A principal mudança proporcionada pela televisão digital é a tecnologia empregada para envio do sinal. O sistema digital faz uma transposição do sinal de TV para um código binário, emitido por satélite, cabo ou terrestre, sendo posteriormente decodificado em cada receptor através de um conversor. Comparada com a transmissão analógica, a transmissão digital apresenta as seguintes vantagens:
Liberação do espectro radioelétrico,