Caracteristicas fisico quimicas da agua
CONTROLE DE QUALIDADE DE AGUA EM ÁREA RURAL NO MUNICIPIO DE IAPÚ – MG NO PERIODO DE 2014 A 2015.
Ciências Biológicas-Unileste-MG
Ipatinga-MG
6/2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS
CONTROLE DE QUALIDADE DE AGUA EM ÁREA RURAL NO MUNICIPIO DE IAPÚ – MG NO PERIODO DE 2014 A 2015.
Ipatinga- MG
6/201
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
A água doce existente em nosso planeta é um recurso natural finito, e sua qualidade tem decaído devido ao alto índice de poluição e a ausência de politicas públicas voltadas para a sua preservação. Estudos revelam que mais de doze milhões de pessoas morrem anualmente por problemas relacionados ao consumo e qualidade de agua. Nosso país não esta escapa deste grave problema, uma vez que dado do Sistema Único de Saúde (SUS) mostra que 80% das internações hospitalares devido a doenças de veiculação hídrica.·.
Fontes como efluentes domésticos, efluentes industriais e efluído superficial urbano e agrícola são fatores fundamentais que alteram e comprometem a qualidade de água para fins domésticos. Efluentes domésticos são constituídos por contaminantes orgânicos, microrganismos que podem ser patogênicos. A matéria-prima e processos industriais utilizados causam a contaminação por efluentes industriais, podendo ser complexa devido à natureza, concentração e volume dos resíduos produzidos. Os poluentes resultantes do deflúvio superficial agrícola são constituídos de sedimentos, nutrientes, agroquímicos e dejetos animais.
Em nosso país não há dados sobre a influência e quantificação dos danos causados ao ecossistema hídrico. Nos Estados Unidos, admite-se que 50% e 60% de carga poluente que contamina rios e lagos são provenientes de atividades agrícolas.
Sendo assim, vemos que a