caracteristicas do renascimento
Renascimento – movimento cultural europeu do séc XV e XVI, nascido em Itália, que assinala o fim da idade média e o início da idade moderna, onde existiu uma preferência pela antiguidade (pela cultura Greco-Romana).
Porquê Itália?
Muitas cidades eram bons centros de comércio;
Praticavam o mecenato cultural, apoiando os escritores e os artistas;
Era constituída por vários pequenos Estados, onde existia grande rivalidade e daí a ambição dos governantes pelos melhores artistas;
Abundavam os vestígios da arte greco-romana.
O que trouxe de novo
Passagem do Teocentrismo ao Antropocentrismo - a glorificação do homem, ao qual foi colocado no centro de todas as preocupações (antropocentrismo) em vez de ser Deus como anteriormente (teocentrismo).
Classicismo – inspiração nos modelos clássicos, neste caso, na cultura greco-romana.
Humanismo – glorificação do Homem e dos seus valores. Os humanistas desenvolveram um agudo espírito crítico para corrigir e mudar a sociedade, a religião e a política. Estudaram os antigos autores como Platão, Aristóteles ou Cícero. Eram muito confiantes em si próprios o que levou a uma atitude de individualismo.
» Maquiavel – O príncipe
» Erasmo de Roterdão – Elogio da Loucura
» Thomas More – Utopia (algo irreável desejado)
» Damião de Góis e André de Gouveira
Individualismo – afirmação pessoal de cada indivíduo e a valorização das suas realizações, atitude que se estendeu às elites renascentistas. Apareceram muitos retratos e auto-retratos como significado de vaidade.
Experimentalismos – não rejeitam o saber tradicional mas criticam-no. A experiência e a razão passam a ser as únicas formas de comprovar a veracidade de tudo. Esta vai ser a base do método científico.
» Leonardo da Vinci – a base devia ser a obeservação e interpretação racional dos factos
» Duarte Pacheco Pereira e D. João de Castro – geógrafos
» Pedro Nunes – matemático
» Garcia da Orta – botânico