Caracteristicas da região sul
Com colonização de origem italiana e germânica, também conta com influências espanholas e portuguesas, tudo isso por conta do clima subtropical e temperado que os povos encontraram, ideal para o desenvolvimento de suas culturas.
A região sul também apresenta áreas de floresta e campo, primavera povoada por principalmente italianos, alemães e eslavos, que trabalham com policultura e campo, sendo utilizados por latifundiários, destacando-se a pecuária e o cultivo de soja e trigo.Também possui um clima frio, por conta de sua localização, chegando até a nevar no inverno, com temperaturas inferiores a 0°.
Como toda região, essa também apresenta algumas dificuldades como pobreza, problemas educacionais, alimentares, médicos e etc, porém, ainda possui a melhor expectativa de vida do país.
Em sua economia, apresenta resultados nas atividades primárias, secundárias e terciárias, contribuindo em 20% no PIB nacional, que surge através de setores como extrativismo (animal, vegetal e mineral); policultura; cultivo de milho, feijão, batata, maça, fumo etc. Na pecuária, há bastante criação de suínos, principalmente no Paraná (o primeiro colocado do Brasil), e nos campos do RS com a criação de bovinos e ovinos, colocando o estado como maior criador do Brasil. Com a pecuária intensiva, a região fica em segundo lugar com produção de leite, beneficiado por grandes indústrias de laticínios no país.
Possui a segunda maior industria do país, com boa malha viária para o escoamento da produção, potencial hidrelétrico, fácil aproveitamento de energia térmica, além de uma grande variedade de matérias-primas. Suas indústrias são de pequeno e médio porte que se instalam próximas de suas matérias-primas, por exemplo, frigoríficos próximos as áreas pecuaristas. As grandes empresas