CARACTERISTICAS DA ATITUDE CIENTIFICA E EM QUE SENTIDO BEHAVIORIMO SE CONTRAPÕEM A DOUTRINA DA LIBERDADE PESSOAL
665 palavras
3 páginas
CARACTERISTICAS DA ATITUDE CIENTIFICA E EM QUE SENTIDO BEHAVIORIMO SE CONTRAPÕEM A DOUTRINA DA LIBERDADE PESSOAL “A ciência é mais que um conjunto de atitudes, é a busca da ordem da uniformidade, de relações ordenadas entre os eventos da natureza”. (B.F. Skinner Ciência e Comportamento Humano.1979)
A ciência, da forma como a conhecemos hoje, consiste basicamente em sistematizar, através de descrições e mensurações, as relações que ocorrem entre eventos, seja em condições naturais, sejam em condições criadas pelo homem. Uma das tarefas fundamentais da área científica é a capacidade da observar e compreender os movimentos ordenados, prever eventos futuros, como forma de minimizar nossa condição de desamparo. Este conhecimento é produzido através da indução, partindo de casos singulares, chegando a afirmação universal, e a dedução ao contrario, parte da universalidade para singularidade.
A análise do comportamento, segundo a fundamentação behaviorista radical, está preocupada com a descrição do comportamento humano o que pode incluir previsão, controle e interpretação. Tal proposta é limitada no que diz respeito à razão e à capacidade humana, Skinner afirma que a ciência seria uma tentativa de estabelecer ordem no mundo, de relacionar ordenadamente alguns acontecimentos com outros
Segundo Skinner, a ciência é caracterizada como relações ordenadas entre indivíduo e eventos, ou ambiente, e comportamento, (individuo > estimulo > resposta > consequência > Positiva ou negativa > respondente/inato ou operante/aprendido.etc.) Skinner, olhou para tudo que já existia anteriormente e considerou, fenômenos observáveis, lei da seleção natural, e introduziu neste contexto eventos encobertos, internos, externos, emoções, sentimentos, mas não desconsiderou, mente e consciência. Deixou o Behaviorismo metodológico o qual fazia parte e fundamentou o Behaviorismo Radical, onde a diferença entre os dois são os eventos.
O Behaviorismo se mostra uma ameaça a “liberdade”,