Caracteristicas contabeis
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.
O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.
Fonte: http://www.coladaweb.com/contabilidade/principios-fundamentais-da-contabilidade
2. Realizar distinção entre princípios, postulados e convenções em contabilidade:
Os postulados, em qualquer ciência, são os pilares da mesma. No caso, estes são a base de toda teoria contábil. São verdades absolutas em si mesmas e que permitem a existência da contabilidade. São classificados como postulados: Entidade e Continuidade.
Princípios são os padrões técnicos e práticos aplicados. No caso da contabilidade são os princípios que regulamentam, ou certificam, a maneira como a contabilidade é aplicada, ou seja, feito os lançamentos. São princípios: Oportunidade; Registro pelo valor original; Atualização monetária; Competência e Prudência.
Convenção é um conceito que serve como um guia para o profissional da área contábil, normatizando padrões de conduta na hora de escriturar os fatos contábeis. são eles: Objetividade; Conservadorismo ou Prudência; Materialidade e Evidenciação.
Nota: contador redireciona para este artigo. Para circuito eletrônico, veja contador (eletrônica).
Contabilidade
Contabilidade
Princípio contábil
Ramos da contabilidade
Normas internacionais de contabilidade
Normas Brasileiras
Normas Portuguesas
Demonstrações contábeis
Análise contábil
Fluxo de caixa é uma das ferramentas mais utilizadas pelas ciências contabeis.
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto