Caracter Sticas Dos Processos Que Passam Por Reengenharia
Embora os processos das organizações diferenciam entre si tanto no ramo da atuação como da variedade existentes, criadores da reengenharia propõe uma gestão de processos com algumas características comuns e identificáveis em qualquer processo submetido a reengenharia. São elas:
Vários processos são combinados em um.
Os trabalhadores tomam decisões
As etapas do processo são realizadas em uma ordem natural
Os processos tem múltiplas versões
O trabalho é realizado onde faz mais sentido
As verificações e controles são reduzidos
Eliminam-se os muitos pontos de contato entre os processos
Operações centralizadas e descentralizadas unem-se para o melhor desempenho da empresa.
Reengenharia tem, como premissa, o redesenho de todas as atividades executadas na empresa, além da mudança dos seus valores, do clima organizacional, da estrutura hierárquica, da missão, planejamentos, da forma de motivar e liderar as pessoas, gestão dos projetos, logística, enfim, todos os setores, visando a otimização de todo o ciclo, trazendo benefícios, tanto para organização, no que diz respeito a redução de custos, tempo e qualidade na prestação de serviços ao cliente.
Personagens responsáveis pela reengenharia
Hammer e Stanton (1995) afirmam que uma competência inalterável da reengenharia é que seu êxito somente ocorrera se o esforço de mudança que propõe vier dos níveis mais altos da organização e que seria a primeira figura fundamental.
Deve partir do nível mais alto da empresa.
A segunda figura fundamental na aplicação de um esforço de reengenharia é o chamado proprietário do processo. Nomeado pelo Líder. Proprietário do processo normalmente trata-se de um gerente que atua diretamente com os participantes do processo.
Com o término de procedimentos de reengenharia, os autores ressaltam que o trabalho do proprietário do processo não chega ao fim. Após passar pela reengenharia, a organização abandonou sua antiga visão