CARACTER STICAS DO DISCURSO FILOS FICO
O discurso filosófico tem como marca criticar a fundamentação sobre o saber firmado, pelo questionamento sucessivo. O método que a filosofia utiliza é racional, o filósofo deve usar sua critica razão, com a argumentação lógico-racional.
Exemplo: O texto abaixo tem características do discurso filosófico;
Toda a arte e toda investigação, bem como toda ação e toda a escolha, visam a um bem qualquer; e por isso foi dito, não se razão, que o bem é aquilo a que as coisas tendem. Mas entre os fins observa-se uma certa diversidade: Alguns são atividades, outros são produtos distintos das atividades das quais resultam; e onde há fins distintos asações, tais fins são, por natureza, mais excelentes do que as ultimas.
Mas como muitas são as ações, artes e ciências, muitas também são as finalidades. O fim da medicina é a saúde, o da construção naval de navios (...). Se existe, então para as coisas, algum fim, que desejamos por si mesmo e tudo mais é desejado por causa dele; e se nem toda coisa escolhermos visando à outra (porque se fosse assim, o processo se repetiria até o infinito, e inútil e vazio seria o nossa desejar), evidentemente tal fim deve ser o bem, ou melhor, o sumo bem. (ARISTÓTELES, 2006, p.17).
Percebe-se no texto a argumentação lógico-racional, onde é proposto pelo autor uma tese de centro, neste caso a busca do sumo bem, usando alguns argumentos secundários, a construção naval de navios, e o fato de todas as coisas terem uma finalidade, para servir de reforço a sua teoria.
COMPARAÇÃO COM O DISCURSO CIENTÍFICO
O que torna a filosofia diferente da ciência é a sua maneira de explicar a realidade e a sua linguagem.
O objetivo do discurso filosófico é provocar o questionamento e a reflexão do leitor, por outro lado, o discurso científico se baseia por meio de dados probatórios, sendo passível de discordância, a ciência deve ser contraditória. Uma teoria que não pode se contrariada não possui discordância, e com isso não