Caracter sticas da noticia de radio
A rádio foi o primeiro dos meios de comunicação de massa que deu imediatismo à notícia devido à possibilidade de divulgar os fatos no exato momento em que ocorrem.Entre os meios de comunicação de massa, a rádio é o mais popular e o de maior alcance público. As grandes notícias apresentam proximidade, relevância, imediatismo, interesse, drama, entretenimento. O ouvinte está a procura de: Hora certa, emergências, denuncias, atos do governo, conflitos e debates, saúde, reclamações de ouvintes, previsão do tempo, esportes, transito e estradas. O jornalista deve sempre procurar informações adicionais, que ajudem a compor o cenário do acontecimento.
O texto para rádio tem que ser principalmente: dinâmico rápido e ágil. Exige objetividade, economia de palavras e o encadeamento claro e simples de ideias para que o ouvinte possa compreender facilmente a informação no momento em que escuta. Usar palavras certas, escrever da mesma maneira que fala, como se estivesse contando uma historia, são fatos imprescindíveis. Apresentar sempre simplicidade, força e clareza ao anunciar qualquer informação. A pontuação precisa estar correta e utilizar negrito nas palavras enfatizadas ajuda a destacar as palavras-chaves do texto.
A forma mais eficiente de se veicular uma notícia é abrir o texto com a informação mais importantes. Indicar informações do momento é interessante para reaproximar o ouvinte do instante da ocorrência.. Embora no radio os programas tenham hora certa para começar e terminar, o espaço ou tempo disponível para veicular noticia é de 24 horas e a utilização do som é uma maneira de transportar o ouvinte para o local do acontecimento.
Textos manchetados ganham esse nome porque são produzidos na forma de manchetes, para mais de um locutor. Nesses textos deve haver uso de verbo (sem o qual a manchete perde a força), é necessário ter começo, meio e fim; e as frases devem retratar completamente uma idéia ou ação. Em geral, duas linhas