Caracter sticas da Escultura Grega e Romana
A Escultura Grega
A escultura grega não esta sujeita a regras ou convenções. O escultor tem a liberdade de expressão, ela procura retratar a perfeição humana, por isso é uma escultura dedicada ao realce da força física. Seu tema central é a figura humana. A escultura grega passou por 3 estágios evolutivos, com suas características próprias. Eles são:
- Arcaico: Por influência egípcia, as esculturas foram feitas como oferendas para os atletas e soldados como heróis. Rostos sem expressão e postura rígida.
- Classico: Este período marcou o momento de maior esplendor. Os escultores alcançaram a perfeição de suas técnicas e as melhores peças de escultura, onde observamos a imponência da figura humana. As formas são mais realistas com volume, proporção e movimento.
- Helenistico: Corresponde ao final da arte grega, a escultura tem caráter monumental e reproduz mais os sentimentos como medo, dor e angústia.
Colosso de Rodes
Figurativo
Colosso de Rodes
Atual
A Escultura Romana
Apresenta caracteristicas opostas de idealismo e realismo. O tema central é o retrato. Sofreu influencia no início, dos etruscos em alguns bronzes, a influência grega e em seguida, através dos escultores helenísticos que vivem em Roma ou na Magna Grécia, bem como obras em solo grego descoberto e trazidos para Roma.
Imperador Adriano
David de Michelangelo
Os gregos como cultura mais antiga, desenvolveram antes dos romanos sua arte e sua escultura. As estátuas gregas que revelam um modelo de beleza, foram a base, a principal referência e a grande influenciadora, da escultura romana.
Não quer dizer que os romanos apenas copiaram os gregos, se espelharam nos trabalhos deles que admiravam, mas também criaram coisas novas, principalmente nos temas esculpidos. Desenvolveram com maestria a retratística e a escultura decorativa de grandes monumentos públicos.
Bibliografia:
pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Grécia_Antiga