Caraceristicas Formais da Terceira Geração
Portanto, quando a arquitetura racionalista começa a se estender universalmente, tanto pelas influências de Le Corbusier no exterior como pela própria imigração dos mestres alemães, o Movimento Moderno toma novos caminhos.
Surge o "Estilo Modernista", uma versão suavizada da arquitetura moderna, na qual acredita-se que a solução estava na atenuação do tecnicismo e da regularidade, além do retomo a uma arquitetura mais livre e humana, vinculada a valores tradicionais.
Este racionalismo formalista caracteriza-se por:
Usar tetos planos e ambientes sem ornamentação;
Usar paredes claras de textura perceptível, não totalmente brancas e lisas (revestimentos em pedra ao redor das aberturas e linhas traçadas sobre o reboco);
Empregar aplicação decorativa em móveis industrializados;
Enfatizar contrastes fortes, principalmente no desenho e fotografia.
A nova corrente começa a tender da não-cor e forma pura para o uso de materiais naturais, como madeira e pedra, para assim dar uma expressão familiar, cotidiana e folclórica. Além disso, ela começa a incorporar as mais recentes investigações sobre controle ambiental e estudo da acústica.
O URBANISMO RACIONALISTA (PÓS 2GUERRA)
Foi marcado por reconstruções de bairros e novos bairros nas periferias, e a cidade funcional. Foram seguidos os princípios adotados na Carta de Atenas para o modelo capitalista de cidade. Zoneamentos foram feitos, para ter um melhor controle de cada área, fragmentação, segregação, produção em série, pré-fabricação.
Ex.: Ville Radieuse - Le Corbusier - Síntese do trabalho teórico e prático sobre habitação e cidade.
CARACTERÍSTICAS FORMAIS DA ARQUITETURA DA 3a GERAÇÃO
As principais características formais dessa terceira