Capítulo 4 do livro do mankiw
É o quanto a demanda pode variar num determinado período de tempo. De acordo com o aquecimento (ou não) da economia. A concorrência perfeita fabrica ou comercializa produtos homogêneos. Nesse caso, para o consumidor não há diferença entre produto e empresa (ou seja, a empresa não consegue impor seus preços).Logo o nível de oferta no mercado não altera o preço de equilíbrio.
Para o empresário maximizar seu lucro ele considera o preço praticado pelo mercado e ele irá produzir até igualar o preço do mercado ao seu custo marginal.
Os lucros e preços de produto são conhecidos pelos participantes do mercado, não existe informação privada.Há demanda elástica,pois a quantidade demanda varia com a variação de preço,há alta sensibilidade aos preços.
Questão 2
A emissão de moeda por si só não gera inflação. O que gera inflação é emissão de moeda num ritmo diferente da criação riqueza líquida gerada pela economia. A moeda é um equivalente dos bens.
Imagine que se para a mesma riqueza existe mais moeda. Obviamente, mais dinheiro vai equivaler a mesma riqueza, o que gera inflação. Inflação é desvalorização da moeda.
Questão 3
No caso da oferta, a elasticidade representa a sensibilidade da oferta dos produtores de acordo com os preços de bens ou serviços. Quando a oferta de um produto é muito sensível, dizemos que a elasticidade preço da oferta é alta, quando a sensibilidade é baixa, dizemos que a elasticidade preço da oferta é baixa.
Os produtores desejam maiores preços para seus bens, se a oferta reduz em proporção menor que a redução dos preços, a oferta é dita analítica. Se a oferta reduz em proporção maior que a redução dos preços, a oferta é dita elástica.
Questão 4
Macro e "grande", micro e "pequeno", então, Macroeconomia refere-se aos agregados, por exemplo, o consumo, investimento, gasto publico, orçamento do governo, comercio exterior, inflação.
Micro refere-se à formação dos preços na Economia, de fato, microeconomia