Mankiw - cap. 4
ECONOMIA A I - PROFESSOR WILLIAM DE SÁ
a) Resenha – capítulo 4 (Mankiw)
No capítulo 4 de seu livro Introdução à Economia, Mankiw discorre sobre o fenômeno da oferta e da procura. Para exemplificar isso, ele usa vários vendedores de sorvete como exemplo. Os vendedores são independentes, atuam em pontos diferentes da cidade (não competem entre si, teoricamente) e estabelecem seus preços de forma individual. Por existir uma abundância de compradores e vendedores, o mercado de sorvetes seria então, um mercado competitivo, como o ideal teórico – onde não ocorrem falhas de mercado como o monopólio ou o oligopólio. Essa situação é ilustrada pela curva da oferta, a curva da demanda e as respectivas tabelas.
Existem situações que causam o deslocamento tanto da curva da demanda quanto da procura, que é quando essas mudam sem haver interferência do preço praticado. Os movimentos normais ao longa da curva de demanda ocorrem quando há alterações no preço (ou do bem em questão ou de relacionados), mudanças na renda (para cima ou para baixo), mudanças nas preferências dos consumidores ou varação no número desses; já a oferta varia quando há mudança no preço dos insumos, no número de vendedores ou na tecnologia empregada na produção de algum produto.
O preço que iguala a quantidade representada na curva da oferta e da procura de um bem é chamado de preço de equilíbrio, que gera a quantidade de equilíbrio de um mercado. Além desse preço, temos também o preço de mercado, que nada mais é do que a média dos preços praticados em um determinado mercado para aquele produto. Idealmente, esse preço tende a atingir o preço de equilíbrio, satisfazendo a máxima da regulação do mercado pela lei da oferta e da procura. Os possíveis cenários que afetariam esse então, equilíbrio, seriam o aumento na demanda (causando uma alta do preço). Em caso de variação nos dois aspectos, de forma direta, podemos supor que haverá uma