Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social i
.Debret era um pintor que realizava trabalhos cujos temas eram de cenas gloriosas,batalhas, conquistas, cenas bíblicas ou mitológicas, políticas,além disso realizou vários retratos de nossa monarquia e cenas do cotidiano da época do Rio de Janeiro que era composta, em grande parte pelos escravos que povoavam a rua.
MISSÃO ARTÍSTICA.
. Com a derrota de Napoleão em 1815 ,os artistas neoclássicos não tiveram mais atividades na França.Além disso Debret ficou abalado com a perda de seu filho único de 19 anos.
.Debret e o arquiteto Grandjean de Montigny receberam convite para uma missão artística no Brasil a pedido de d. João VI.Embarcou dia 22 de janeiro de 1816 e aportou no Brasil em 26 de março de 1816, veio com a missão art´stica de idealizar e organizar a criação da academia.
. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil.
.Debret, revela sua profunda relação pessoal e emocional com o país,adquirida nos 15 anos que aqui viveu.
.Realizou mais de 500 aquarelas sobre o país, obra que
levou para a França em 1831 e hoje encomtram-se no Museu da Chácara do Céu no Rio de Janeiro.
.Mostrou com detalhes minuciosos a cultura do povo e da nação brasileira em meado do século XIX, não limitou-se a questão políticas,religiosas,cultura e costumes dos homens.Por essa razão sua obra é considerada uma grande contribuição para o Brasil e é frequentemente analisada por historiadores.
.estas obras não é considerada tão importante apenas por aspectos artísticos, mas pela combinação de texto descritos acompanhado as imagens.
.O livro é dividido em 3 tomos:
.1º de 1834-representam os índios,aspectos da mata brasileira e da vegetação nativa.
.2º de 1835-representam os escravos , no pequeno trabalho urbano e nas práticas agrícolas da época.
.3º de 1839- representam cenas do cotidiano como ,festas e as tradições populares.