Captação de Água de Chuva
Disciplina: Gestão de Recursos Hídricos (2014/2)
Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA)
Professora: Heloisa Teixeira Firmo
Bruna Camila Pereira da Silva
Felipe Müntzberg Barrocas
Fernanda Carolina Amorim dos Santos Brandão
Hugo Marques de Azevedo
Juliana Gonçalves da Silva Ferreira
1. Introdução
A falta de água é um dos graves problemas mundiais que pode afetar a sobrevivência dos seres humanos. O uso desordenado, o desperdício e o crescimento da demanda são fatores que contribuem para intensificar a escassez de água potável no planeta.
O Brasil apresenta uma das maiores bacias hídricas do mundo. No entanto, a severa escassez de água potável em diversas regiões tem sido provocada pelo desequilíbrio entre a distribuição demográfica, industrial e agrícola, e a concentração de água.
O aproveitamento de água de chuva para consumo não potável é um sistema utilizado em vários países há anos. Essa tecnologia vem crescendo e dando ênfase à conservação de água. Além de proporcionar economia de água potável, contribui para a preservação de enchentes causadas por chuvas torrenciais em grandes cidades, onde a superfície tornou-se impermeável, impedindo a infiltração de água.
Um grande problema para o aproveitamento da água de chuva é que no Brasil as empresas concessionárias de água e esgotos não incentivam o seu uso, mesmo assim existem várias cidades no mundo que incentivam o uso de água da chuva, dando importância à manutenção do sentido holístico (compreender os fenômenos em sua globalidade) da conservação da água.
Países industrializados, como o Japão e a Alemanha, estão seriamente empenhados no aproveitamento de água de chuva para fins não-potáveis. A economia de água que se pode conseguir usando água de chuva e água servida é de 30% conforme pesquisas feitas no Japão por Yamagata et at Conforme IWA, p.27 agosto de 2012. Já o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha prevê o uso nas