CAPITULOI II III Estatistica Psicologia 2015
9566 palavras
39 páginas
CAPÍTULO IINTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
1. PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES
Antes de se definir a BIOESTATÍSTICA, propriamente dita, torna-se necessário situar primeiramente a ESTATÍSTICA.
1.1 DEFINIÇÃO DE ESTATÌSTICA
A ESTATÍSTICA é um ramo do conhecimento cientifico que fornece um conjunto de métodos que se aplicam a situações tais como:
Coleta de dados;
Organização de dados;
Descrição de dados;
Análise e Interpretação de dados;
Estudos de previsão;
Tomada de decisão.
A ESTATÍSTICA pode ser dividida em:
ESTATÍSTICA METODOLÓGICA: que se preocupa com o desenvolvimento de métodos estatísticos através da aplicação de teorias do campo da matemática.
ESTATÍSTICA APLICADA: que se caracteriza pela utilização de métodos estatísticos a diferentes áreas do conhecimento, tais como, medicina, biologia, agronomia, economia, astronomia, dentre outros.
Tanto na ESTATÍSTICA METODOLOGICA quanto na ESTATÍSTICA APLICADA, podem ser identificadas duas abordagens:
ESTATÍSTICA DESCRITIVA utilizada, geralmente, na etapa inicial da análise, quando se toma contato com os dados, pela primeira vez. Envolve a organização e a sumarização dos dados através da confecção de tabelas, cálculo de medidas de resumo, construção de gráficos.
ESTATÍSTICA INFERENCIAL processo que envolve a utilização de dados a partir de partes da população (AMOSTRAS) para efetuar estimativas ou para testar hipóteses sobre parâmetros populacionais.
1.2 PORQUE ESTUDAR ESTATÍSTICA?
A ESTATÍSTICA ajuda a compreender e a interpretar dados de observação indireta ou experimental, permitindo uma melhor compreensão dos fenômenos das mais diversas naturezas.
Cada vez mais, verifica-se a importância do conhecimento dos processos estatísticos para nortear os planejamentos e tomadas de decisões, por exemplo, em uma campanha de prevenção de determinada moléstia, de modo a minimizar os erros e o custo aos quais a referida campanha está sujeita.
1.3 O QUE É BIOESTATÍSTICA?
A BIOESTATÍSTICA é a ESTATÍSTICA APLICADA ao campo