REDAC O
1. REDACÇÃO
Definição: é um acto ou efeito de redigir uma certa informação a partir das ideias do autor.
Para fazer uma redacção científica, o autor deve dominar o idioma que utiliza para transmitir o seu conhecimento, isto é, as regras gramaticais, a ortografia, a acentuação e a pontuação.
Entretanto deve conhecer certas normas específicas, relativas a linguagem científica.
1.1. Método da redacção
Difundir o conhecimento não é uma tarefa fácil, isto porque este não é concebido para um grupo restrito de pessoas como é o caso da comunidade de pesquisadores, mas sim para a humanidade.
Portanto, a comunidade científica deve tomar conhecimento adequado que se pretende investigar.
A escrita é, sem dúvida, um grande instrumento que a humanidade possui. Sua peculiaridade é de facilitar a comunicação entre os homens; entretanto, não é por si só que a escrita participa neste processo (de comunicação), ela precisa de algum suporte para exercer a sua função. É neste âmbito que surgem os vários meios de comunicação que têm como base a escrita. Contudo, importa estudar a redacção científica.
1.2. Quais são as regras de uma redacção científica?
Em uma redacção científica, existem técnicas que devem ser empregues, tais técnicas advêm da experiência que a comunidade de pesquisadores foi tendo durante a evolução do mundo. Estas consistem em facilitar a compreensão do assunto abordado em um trabalho científico “A qualidade essencial de um trabalho científico é a objetividade, que deve presidir tanto a elaboração, ao conteúdo intelectual quanto ao tipo de linguagem empregue na redacção”
(ANDRADE, 2007: 88).
1.2.1. Pessoa do discurso
Falar de pessoa de discurso é mesmo que falar sobre as marcas discursivas do autor, ou seja, é mesmo que falar da identidade do autor que redige o texto. As marcas discursivas inerentes ao