Capitulo Plantas 1
As plantas aquáticas são conhecidas pelos pesquisadores como macrófitas aquáticas (macro = grande, fita = planta). São vegetais que habitam desde brejos até ambientes totalmente submersos. Incluem vegetais desde macroalgas até angiospermas (grupo de vegetais mais evoluídos).
As macrófitas aquáticas são na sua grande maioria plantas terrestres que se adaptaram para o ambiente aquático ao longo de sua evolução. No meio terrestre as plantas sofrem mais com o efeito da gravidade, vento, temperatura, por isso sua estrutura é mais robusta. No meio aquáticooso como não sofrem tanto com esses efeitos sua estrutura é toda modificada. Um bom exemplo é a redução da cutícula:, como na áagua há a dificuldade da difusão pela menor disponibilidade as dificuldades da difusão e disponibilidade dos gases serem mais lenta em comparação com o ar ela sofreu uma redução para ocorreu uma melhor difusão.
Além de servir de alimento para varias espécies de peixes e invertebrados, elas também servem são de abrigo e proteção, é nela onde vários peixes depositam seus ovos, e os peixes pequenos e alevinos se proteger de predadores.
No aquário elas têm uma importância muito maior do que apenas decoração, são responsáveis pela oxigenação e ciclagemfiltragem dos nutrientes. Quanto maisCom um adequado número de plantas mais fácil será o equilíbrio e a estabilidade do aquário.tiver no aquário mais fácil será o equilíbrio para manter ele estável.
Devido a uma imensa diversidade de espécies de plantas aquáticas, estas são classificadas em sete cinco grupos (Figura XX):
Emergentesas: enraizadas, porém a planta emerge para fora d'água, ou em terrenos encharcado.;
Anfíbia: Possui as memsas características das emergentes porém suportam viver em terrenos secos;
Flutuantes fixa: enraizadas e com folhas flutuando na superfície da água;.
Submersas fixa: enraizadas, crescendo totalmente submersas na água;.
Submersas livres: permanecem flutuando submergidas na