capitulo 3
1- R: O fundador do Behaviorismo foi John B. Watson. Suas outras denominações são: Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento.
2- R: Para os behavioristas, o objeto da psicologia é o comportamento. Suas características eram ser um objeto observável, mensurável, onde experimentos poderiam ser diminuídos em variáveis condições e sujeitos.
3- R: De acordo com estudos behavioristas, o homem começa a ser analisado pela sua interação com o ambiente, quando se torna como produto e ao mesmo tempo, produtor dessas interações.
4- R: B. F. Skinner. (1904-1990)
5- R: Reflexo ou respondente é um comportamento involuntário que inclui respostas do corpo produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Um exemplo sobre o reflexo ou respondente é quando há uma salivação provocada por uma gota de limão quando colocada na ponta da língua. Outro exemplo é o arrepio sentido na pele quando um vento gelado colide com a pele.
6- R: Pode ser condicionado através de reflexos.
Exemplo: Quando se está em uma temperatura aquecida e coloca-se a mão na água fria, a temperatura desta mão irá cair por conta do encolhimento dos vasos sanguíneos, onde se caracteriza por comportamento como respondente.
7- R: É um comportamento que segundo Keller “inclui todos os movimentos de um organismo dos quais possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor”.
Exemplo: Um rato quando está em seu habita natural, certamente pode demonstrar algum comportamento que possa satisfazer sua necessidade orgânica. Sabendo disto, cientistas colocaram o ratinho em uma “caixa de Skinner” onde tinha uma barra que quando pressionada, sairia água, assim matando a sede do rato. Na primeira vez que aconteceu, foi por acaso, mas então o mesmo pode perceber que se pressionasse a barra sairia água da barra.