Capitulo 25 O Brasil come a a viver o s culo XX
O século XX inicia-se no Brasil com muitos fatos que vão moldando a nova fisionomia do país. Observa-se, por exemplo, um período de progresso técnico em virtude da criação de novas fabrica. Ao lado disso, a vinda de grande número de imigrantes de diversos países colaborou para alterar a sociedade brasileira. Como consequência, o pai assistiu a um expressivo crescimento econômico e transformações sociais resultantes do convívio com diferentes culturas.
O nascimento de uma arte nova e a semana de 22
Oswald de Andrade, Menotti del Pecchia, Mário de Andrade e alguns outros artistas que vão se conscientizando do tempo em que vivem, Oswald de Andrade já em 1912, começa a comentar o “Manifesto Futurista”, de Marinetti, que propõe “o compromisso da literatura com a nova civilização técnica”.
Oswald de Andrade alerta para a valorização das raízes nacionais que devem ser o pronto de partida para os artistas brasileiros. Assim cria movimentos com Pau-Brasil. Antes dos anos 1920, são feitas em São Paulo duas exposições de pintura que colocam a arte moderna de uma concreto para os brasileiros: a de Laser Segall em 1913 e a de Anita Malfatti em 1917.
Torso,1917 de Anita Malfatti
A exposição de Anita Malfatti gerou muitas polemicas e o artigo de Monteiro Lobato que preso a princípios estéticos e conservadores, afirma que “todas as artes são regidas por princípios imutáveis, leis fundamentas que não dependem do tempo nem de latitude”, texto esse que ficou conhecido como Paranoia ou Mistificação que e comparada arte das vanguardas que foi a inspiração de Anita arte que os loucos faziam nos hospícios.
Mas é bem verdade que houve antecedentes a esta semana um livro chamando Pauliceia Desvairada de Mário de Andrade foi um dos antecedentes da Semana de Arte Moderna. Nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 realizada no Teatro Municipal de São Paulo tem-se a Semana da Arte Moderna. Neste evento houve